O QUE É ARQUICONFRARIA ? WHAT IS ARQUICONFRARIA?

ARQUICONFRARIA is an attempt to share ideas on creating more participative approaches to the production of the built environment. Among the motivations to these approaches it´s possible to mention the manifestation of demands directly from the everyday experiences of local public realms and spaces. 
"For the supreme and rarest achievement is not to discover the unknown, to proclaim the incredible, but to explore day-to-day existence, the possibilities open to all, to the full richness of its potential fulfillment in the human spirit." (Lou Andreas-Salomé. The erotic [Die Erotik, 1911], 2012)
ARQUICONFRARIA intends to spread ideas about an architecture that presents itself as "[...] part of the world - not architecture for architects, but architecture for the rest of us. And that would not be a bad thing." (Witold Rybczynski in The Look of Architecture)



A ARQUICONFRARIA é sonho de um tempo em que os amigos se reuniam em um café para conversar sobre seus assuntos preferidos, as últimas viagens, os casos tristes ou cômicos do dia-a-dia. Ali descobriam o que cada um gostava e lembravam-se de compartilhar artigos de jornais, livros, idéias que achavam que seriam do interesse de todos ou de alguém em especial. Nada tinha hora marcada, mas sempre havia um grupinho de conversa por ali.

Mas nesses "tempos hipermodernos" a ARQUICONFRARIA se instalou em um espaço que não distingue hora nem lugar e, melhor, não há conta a ser paga no final !

O livro citado acima, do Rybczynski, coloca a arquitetura exatamente onde acho que deveria estar: no cotidiano de todas as pessoas e não apenas nas discussões entre os profissionais. Sua relação com a vida, com a moda, com o autoconhecimento apresenta uma dimensão mais humana e atraente dessa roupa coletiva que vestimos. Tudo se interconecta e é por isso que estamos aqui !

Alain de Botton, em A Arquitetura da Felicidade, diz: "Mesmo não conhecendo tudo que contribui para a beleza de uma construção, deveria ser possível arriscar teorias sobre o assunto na esperança de provocar outras pessoas a contribuírem com mais idéias, fazendo assim um conjunto de conhecimentos sempre em evolução."

Esse é o objetivo da ARQUICONFRARIA. Sejam bem vindos e ..... sintam-se em casa !!!!!!!!!!!!



Suas fotos e textos podem ser selecionados para publicação neste blog. Enviem-nos para gi.carnevali1@gmail.com